O preço da amizade

Nenhum de nós consegue viver completamente sozinho, porque quando nem a nossa singular presença e agradável, então a vida fica insuportável e vai embora.

Amizade é um termo abrangente e costumamos percebê-lo de maneira condensada e essa simplificação prejudica o entendimento. Este é um dos fatores que nos confundem e distorcem o entendimento a respeito deste tema tão amplo.

Amizade tem duas via, a que oferece e a que recebe. E aí está nosso primeiro ponto de distorção sobre o assunto. Nós consideramos amizade a que recebemos, mas deveríamos considerar a que oferecemos, porque isto torna a amizade desinteressada e verdadeira. Quando focamos na que recebemos, entra nosso julgamento, a vaidade, as comparações, pesos e proporções que depositamos sobre a pessoa. Perceba se você age assim, quando não recebe um telefonema, ou aquela mensagem, ao passar de algum tempo você não recebe de volta aquilo que esperava na mesma medida do que ofereceu. Se você só percebe a amizade pelo que oferece, certamente colocará pesos que impedirão sua compreensão a respeito da amizade.

Amizade de verdade é compreendida pelo quanto você oferece, independente de como o outro está recebendo, porque você possui amizade pela pessoa, considerando e valorizando características dela.

Amizade tem tipos, pois você tem amizades como a dos pais, irmãos, parentes, sociais, profissionais, corriqueiras e pessoas íntimas, esse costumamos identificar como amizade. Para cada tipo de amigo temos um nível de relacionamento e você convive com muitas pessoas de diferentes estaturas, amores distintos e profundidades específicas para cada um.

É necessário compreender que há níveis diferentes de amizade, mas a primordial, o amigo essencial em nossa vida é o nosso próprio ser. A amizade por nós é fundamental para que possamos desfrutar plenamente da amizade com os outros.

Os amigos íntimos, aqueles que costumamos compreender como amizade, não tem relação com tempo, distância, situações, porque a esses precisamos entregar todo o nosso oferecer, sem exigir na mesma medida o que nos é oferecido, porque entregamos a eles, inclusive, todo tempo necessário para que haja mudança.

Não ficamos profundamente chateados com pessoas que nem conhecemos, porque simplesmente não as conhecemos e não oferecemos abertura alguma. Os amigos tem chance de nos entristecer, pois damos a eles o espaço no coração. Por isso, sempre lembre que a amizade importante é a que você oferece.

Existe um texto bíblico, que diz algo muito importante. Provérbios 18:24 - O homem de muitos amigos deve mostrar-se amigável, mas há um amigo mais chegado do que um irmão.

Esse amigo referido no provérbio, amigo fiel, que jamais irá nos decepcionar, que tem o pleno poder de nos amparar nas situações mais extremas e nas mais felizes é Jesus, o Salvador. Que está Vivo, te ouve, está sempre pronto para te ajudar em tudo, que é além e acima do tempo, que tem o coração verdadeiramente perdoador.

Vou te mostrar uma linda história de amizade com Jesus, está na bíblia em João 20:11-16 - 11- E Maria estava chorando fora, junto ao sepulcro. Estando ela, pois, chorando, abaixou-se para o sepulcro.

12 - E viu dois anjos vestidos de branco, assentados onde jazera o corpo de Jesus, um à cabeceira e outro aos pés.

13 - E disseram-lhe eles: Mulher, por que choras? Ela lhes disse: Porque levaram o meu Senhor, e não sei onde o puseram.

14 - E, tendo dito isto, voltou-se para trás, e viu Jesus em pé, mas não sabia que era Jesus.

15 - Disse-lhe Jesus: Mulher, por que choras? Quem buscas? Ela, cuidando que era o hortelão, disse-lhe: Senhor, se tu o levaste, dize-me onde o puseste, e eu o levarei.

16 - Disse-lhe Jesus: Maria! Ela, voltando-se, disse-lhe: Raboni, que quer dizer: Mestre.

Veja que linda é a voz de um amigo, capaz de te trazer à realidade no momento em que sua alma está abatida, seu coração despedaçado, pois ao lhe chamar pelo nome, com aquela voz que ela conhecia, aquele jeito único de pronúncia, imediatamente Maria Madalena teve as forças revigoradas, assim também é a voz do teu amigo íntimo, ou a sua, nos ouvidos desse amigo em momento de aflição.

Na amizade é muito melhor dar do que receber, conforme o próprio Senhor Jesus disse - Atos 20:35 - Mais bem-aventurado é dar que receber.

Desejo que o Bem inunde seu coração com a Paz, que Jesus seja a Salvação e o caminho da sua vida até a eternidade.

Pratica o Bem e tudo que é bom vem!