Atitude que conquista respeito!

O título deste artigo leva nossa mente a passear por situações em que costumamos nos identificar obtendo respeito, algo que procuramos receber por onde quer que estejamos. Para que possamos ter uma visão ampla dessa situação, vou fragmentar o título “Atitude que conquista respeito!”, refletindo sobre Agir, Conquistar e Respeitar.

Começando por Agir, podemos entender ação como a materialização do nosso comportamento, das coisas que perseguimos, por acreditarmos que seja algo bom para nossas vidas, o motor que nos leva na direção dos objetivos, a força palpável que demonstra aquilo que refletimos para as outras pessoas.

Antes de tomar uma atitude, precisamos saber a origem do que queremos, temos que conhecer, na intimidade, quem somos realmente, para que a ação não seja tomada por impulso, porque esse rompante provavelmente vai conduzir a ação para o meio do nada. Por isso, é muito importante refinar a sensibilidade de perceber quem somos e o que queremos antes de impulsionar a ação. A atitude que tomamos reproduz esse conjunto, deixando expostas impressões que, se não estão alinhadas com nossos sentimentos reais, irão distorcer a pessoa que somos. Quando agimos, interferimos imediatamente na ação dos outros.

Você já ouviu frases como “...essa pessoa tem muita atitude”, “...aquele artista tem muita atitude”, “...naquela foto a pessoa demonstra muita atitude”, entre outras coisas assim?

Às vezes essas frases fazem referência a uma maneira de se vestir, de se posicionar, de se relacionar com alguma coisa específica, demonstrando visualmente e de forma contundente, algo em que se está inserido, mesmo pela linguagem não falada. Perceba que atitude tem abrangência ampla, que reúne uma série de características importantes. Daí a extrema importância de que você conheça profundamente o universo que compõe a sua pessoa.

Conquistar é o próximo ponto de análise, pois vai traduzir aquilo que queremos alcançar com as nossas atitudes, o que precisamos vencer, o que adquirimos com nosso plantio.

Para conquistar algo maravilhoso você precisa, antes de tudo, se deixar ser totalmente conquistado pelo Bem. Quando o Bem toma conta de você, o foco das suas conquistas sobe de nível, porque você vai almejar e se dedicar a alcançar algo que seja realmente positivo, imediatamente deixando de pensar em conquistar coisas que não sejam legais, ou até mesmo não querer para si as glórias que servem melhor aos outros.

Ao alinhar suas atitudes com o entendimento sobre o que realmente quer e deixa que o Bem tome conta da sua vida, do coração, do pensamento, do olhar, dos ouvidos e palavras, então você recebe a melhor das conquistas, uma vez que esteja onde estiver, com quem estiver, até a mínima conquista vai te deixar plenamente feliz.

Certamente você já teve conhecimento de pessoas que conquistaram grandes coisas, bens materiais incríveis, estruturas, propriedades valiosas e numa conversa você percebe que aquela pessoa não está feliz, nem tem leveza e de nada adiantou toda fortuna material. Há pessoas que dedicam a vida a conquistar patrimônios e até o leito de morte não se encontram com a felicidade. De que vale isso?

É de grande valia sentir alegria com as menores conquistas, com as conquistas alheias. Você se alegra com a conquista dos outros? Já percebeu se o teu coração é sensível a isso? Pois às vezes você recebe a notícia de que alguém que conhece e gosta conseguiu alcançar algo muito legal aos teus olhos, como um carro novo, uma casa, algo de que vocês conversaram anteriormente e nota que essa situação mexe com a tua inveja, bombardeando pensamentos como “eu não tive merecimento, mas aquela pessoa teve”, “aquela pessoa é melhor do que eu”. Quando você deixa qualquer uma dessas sujeiras entrar no seu coração, você sequer consegue admirar a conquista do outro, da pessoa que você gosta, que é tua parceira.

Então, fique sensível a perceber se você foi plenamente conquistado pelo Bem, se isso não aconteceu, abra espaço, busque na sua intimidade, no silêncio do teu quarto, na tua oração e se empenhe em deixar que o Bem te inunde, porque você irá experimentar a mais deliciosa das conquistas.

Compreendendo a importante ligação entre ação e conquista, vamos buscar entendimento sobre Respeitar.

Procure saber de quem quer conquistar o respeito. Analise como você aprofunda seu pensamento sobre respeito. É algo que você deseja conseguir em sua roda de amigos, na escola, no trabalho, quando está com grupos de pessoas? Aquilo que muitas vezes as pessoas fingem entregar a você?

No entendimento sobre respeito, a primeira coisa a fazer é se respeitar e considerar quem você é de fato, para que você não precise fingir ser diferente do que é na intimidade e às vezes correr o risco de respeitar algo que nem é respeitável.

Da mesma maneira é importantíssimo respeitar aos outros, em cada ação. Você costuma
conversar com as pessoas que ama e convive? Costuma respeitar a opinião dos seus pais, do seu par, dos filhos, amigos, etc. Quando você se respeita, também vai conseguir medir a importância de respeitar as pessoas do seu convívio.

Nossa vida é tão cheia de ações, que muitas vezes não valorizamos o fato de que pessoas que amamos precisam do nosso precioso tempo e atenção. Passamos por elas sem notar que precisam dos nossos ouvidos, do nosso olhar, de todo nosso respeito. Sequer passamos pelo espelho para saber se nós mesmos precisamos da nossa atenção.

Respeitar é entregar às pessoas aquilo que não se pode comprar!

O que pode fazer dar errado!

Há situações que podem fazer com que sua atitude não conquiste o devido respeito, coisas que fazem sua característica pessoal e atitudes clamarem pela ruína. Vamos pincelar algumas delas.

Covardia é algo triste, Deus não se alegra com os covardes. Quem entrega seus medos àquele que tudo pode, recebe dEle a força necessária para seguir adiante. Toda vez que você se sentir acovardado, com medo e enfraquecido diante de alguma situação, tenha Fé!

A falta de Fé é outra situação que contribui negativamente para o sucesso. Quando não se tem Fé, a Fé é pequena, ou dispersa, dificilmente vai ser corajoso. Há pessoas valentes, briguentas, reclamonas, mau humoradas, certamente você já se deparou com pessoas amargas.

A propósito, você é essa pessoa amarga e mau humorada? Que descarrega suas grosserias em quem estiver perto, atropelando a todos com suas atitudes truculentas. Já percebeu se os outros se afastam de você? Se evitam assuntos quando você está perto? Porque você as sufoca com sua acidez, pressionando que todos se submetam ao seu exclusivismo. Egoísmo é outro elemento venenoso que faz tudo na vida dar muito errado.

Reclamar e murmurar de tudo também é algo terrível, porque não permite que se enxergue que do outro lado da pessoa que reclama de tudo, tem outras pessoas com sonhos, atitudes distintas e que merecem respeito. É importante agradecer pelo que se tem, dar Graças em tudo.

O que faz dar certo!

Se você for a pessoa que encontra alguém com as características negativas que foram citadas. Se é o alvo de alguém grosseiro, egoísta, com atitudes brutas e desrespeitosas, saiba que você não precisa ser a vítima, para isso, use as seguintes ferramentas infalíveis.

Ame o Bem com todas as forças. Entregue todo seu coração, mente e atitudes ao amor admirando e valorizando o Bem em tudo.

Amar a si, considerando a importância que você tem para Deus é fundamental. Ter empatia e compaixão pelas pessoas, respeitando a importância que elas também tem para Deus é primordial.

Quando você se respeitar, se amar, entender o Amor que Deus tem por você e por todas as pessoas, ao encontrar alguém com essas características negativas, vai perceber que essa pessoa é a verdadeira vítima. Essa pessoa está sendo massacrada pelo inimigo do Bem. Entendendo isso, amando o Bem e tendo empatia por essa verdadeira vítima, você conseguirá respirar um ar puro, celestial, que vai te encher de forças para contagiar todo ambiente em sua volta. Caso a pessoa opressora não seja transformada com esse Bem que transborda de você, pelo fato dela mesma ter dado espaço para a maldade, certamente ela não encontrará chão para pisar no teu caminho.

Ser organizado em tudo é ferramenta vital. Organize seus pensamentos, sentimentos, projetos, tempo e tudo que estiver em sua casa interior. Quando você está com os sentimentos desorganizados, as emoções desbalanceadas, ao encontrar o opressor, estará vulnerável aos seus ataques, porém, quando você está com a sua casa interior organizada e equilibrada e se deparar com uma situação dessas, saberá como lidar.

Escutar mais do que falar e outra coisa importante, porque quando você não está com os ouvidos atentos e as emoções equilibradas, sequer vai perceber que alguém está envenenando maldades. Ao escutar e perceber essas situações com os ouvidos da alma atentos, você poderá falar com Deus em sua intimidade e encontrará o equilíbrio para agir.

Tenha coragem de combater o mal com o Bem e, principalmente, mantenha um relacionamento real com Deus! Procure-o, Ele está acessível, Vivo e sempre pronto pra te escutar e Amar.

Desejo que o Bem inunde seu coração com a Paz, que Jesus seja a Salvação e o caminho da sua vida até a eternidade.

Pratica o Bem e tudo que é bom vem!